RallyTeca 3 anos.

About Eprom

O RallyTeca dá sequência com mais uma ação do Instituto Cultural Saber e Ler em parceria com o Rally Piocerá, uma das principais competições off-road de regularidade do país, que acontece de 25 a 28 de janeiro, nos estados do Piauí e Ceará. O projeto sócio-cultural, que incentiva a leitura através da distribuição de livros em regiões carentes, será pela terceira vez uma das atividades do evento, que comemora 30 anos em 2017.


Pelo terceiro ano consecutivo, RallyTeca distribui livros em regiões carentes do Piauí e Ceará

Mais de 10 mil livros serão entregues para entidades, organizações, bibliotecas, escolas públicas e até mesmo de porta em porta nas regiões ao redor de cidades como Teresina (PI), Piripiri (PI), Viçosa (CE), Sobral (CE) e Caucaia (CE). Durante quatro dias, os integrantes do RallyTeca vão percorrer cerca de mil quilômetros, em uma corrida em prol da educação. “Baseada nas experiências anteriores, faremos, neste ano, uma entrega mais direcionada através de kits, separados por faixa etária, para melhor atingir o nosso propósito. Além disso, vamos criar pontos de leitura nas comunidades, hospitais e até mesmo em um presídio”, conta Adriana Araújo, coordenadora do RallyTeca.

Desde o início do projeto, mais de 20 voluntários participaram diretamente do RallyTeca. Muito mais que colaborar com a distribuição dos livros e contato direto com as pessoas, as ações se tornaram uma grande experiência para todos da equipe. “Ver de perto as expressões e reações das crianças descobrindo o mundo da leitura não tem preço. O projeto cumpre o seu objetivo social e também desperta em nós um sentimento de que podemos fazer a diferença com pequenas atitudes”, completa Adriana.

Nesta edição, a equipe do RallyTeca ganhou o reforço de um piloto: o maranhense Fabio Cadasso. Campeão Paulista e Brasileiro de Rally Cross Country, além do Sertões Series, ele vai encarar uma competição de outra forma. “Eu sempre vou para o rali para tentar subir no pódio e agora meu objetivo é ver o riso das crianças ao receberem os livros. Tenho o maior prazer em participar desse projeto, fazer o bem e contribuir um pouco com a educação em locais onde só entram carros 4x4”, explica Cadasso.

Para Magda Krauss, presidente do Instituto Cultural Saber e Ler, as pessoas desses locais que não têm muito acesso e precisam de ações como essa. “Participar do RallyTeca é algo especial e gratificante. Sonho que se sonha junto é sonho realizado”, ressalta a também autora do livro ‘Maria Branca’, cujos direitos autorais serão revertidos em benefícios do projeto.

Contato